14/12/2017

Projeto Pescar forma a 5ª turma na Tereos

Alunos do curso de Logística encerraram curso de formação profissional nesta quarta-feira (13)

São José do Rio Preto, 14 de dezembro de 2017 - Dezenove jovens, com idades entre 16 e 19 anos, estão prestes a concluir mais uma edição do Projeto Pescar, realizado pela Tereos Açúcar & Energia Brasil em parceria com a Fundação Pescar. O programa de formação é gratuito e ofereceu um curso de logística neste ano. O evento de encerramento aconteceu ontem (13), em Olímpia.

As aulas de técnicas de logística foram ministradas voluntariamente por colaboradores da empresa, que também prepararam os adolescentes sobre como se portar no ambiente profissional. Cerca de 150 funcionários de todas as áreas da companhia estão envolvidos no projeto, que já está em sua quinta edição.

Segundo Rui Carvalho, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Tereos, o Pescar busca desenvolver as competências pessoais e profissionais de jovens em situação de vulnerabilidade social, visando sua inserção, manutenção e ascensão no mundo profissional.

Cada jovem tem jornada com carga semanal de 30 horas e fica um total de 11 meses na empresa, podendo atuar em vários setores. As aulas contemplam conteúdo relacionado à formação profissional e pessoal, além de bolsa-salário, vale-alimentação, transporte e atendimento odontológico na empresa.

Entre os formandos está Raieni da Silva Lagedo, de 18 anos. Ela finalizou o curso já com a notícia de que foi contratada para atuar no setor financeiro da Tereos. "Foi uma emoção muito grande", revela Raieni. A estudante conta ainda que está muito satisfeita com o resultado da formação. "No início, eu fiquei um pouco apreensiva, mas os educadores se mostraram sempre dispostos a me ajudar.  Sempre nos estimularam, deram dicas do que poderíamos usar no nosso dia a dia. Foi um grande aprendizado", conta ela.

José Lucas Batista, de 19 anos, também integrou a turma e avalia que o projeto foi muito importante para a sua vida. "Antes, eu não tive grandes experiências que agregaram na minha formação profissional, não tinha muita expectativa de trabalho, nem de cursar faculdade. Quando entrei no Pescar, enxerguei muitas oportunidades, de querer fazer um curso superior e estudar inglês. Hoje, sei que quero fazer Agronomia e já estou buscando uma vaga no curso", conta o estudante.

O projeto foi implantado na Tereos em 2013 e, durante esse período, 100 jovens das cidades de Olímpia e Severínia já foram beneficiados.

Sobre a Tereos

Valorizar as matérias-primas agrícolas para o desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade é a nossa visão de longo prazo. Tereos é uma líder global nos mercados de açúcar, álcool, etanol e amidos. Os compromissos do grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O grupo Tereos é formado por 12 mil produtores cooperados, com reconhecido know-how no processamento de beterraba, cana-de-açúcar e cereais. Operando 49 unidades industriais e contando com 23.000 colaboradores em 16 países, Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. No período de 2016/17, o grupo obteve uma receita de 4,8 bilhões de euros.

Tereos no Brasil

A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No Estado de São Paulo, a melhor área agrícola brasileira para o cultivo de cana-de-açúcar, a Tereos Açúcar e Energia Brasil - detentora da marca Guarani, voltada para o varejo, e produtora de etanol e energia elétrica, proveniente da cogeração do bagaço de cana-de-açúcar - concentra suas sete unidades de processamento (Andrade, Cruz Alta, São José, Severínia, Mandu, Tanabi e Vertente) e duas refinarias (Cruz Alta e Andrade). Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portfólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho e mandioca. A Tereos Commodities opera como trade e, além de São Paulo, possui escritórios em Nova Deli (Índia), Nairóbi (Quênia) e Cingapura, além de Genebra (Suíça), onde se encontra a sede das operações.

Mais informações para a imprensa

Comunic Comunicação Corporativa

Elaine Madalhano - elaine@comunic.com.br

Laís Machado - lais@comunic.com.br

(17) 3201-7510


Voltar